Posse da nova diretoria do Sintestce é destaque na Revista Proteção

Piso salarial e valorização profissional são metas da nova diretoria do Sintest-CE

foto: Paula Bandeira/Sintestce

Por Paula Barcellos/Jornalista da Revista Proteção

A nova diretoria do Sintest-CE (Sindicato dos Técnicos em Segurança do Trabalho no Estado do Ceará), o Conselho Fiscal e os Delegados Representantes junto à Federação para o triênio 2024/ 2027, foram empossados em 03 de fevereiro último. Maciel Silva foi reeleito e está em sua terceira gestão como presidente do sindicato. Ainda na diretoria estão: José Teles, secretário-Geral; Marliza Martins, na Secretaria de Finanças; Carneiro Junior, na Secretaria de Formação; Hugo Victor, secretário de Assuntos Jurídicos; Maria Ednilda, secretária de Mulher, Cultura e Lazer; e Aquileu Augusto, secretário de Imprensa. Marcos Henrique, Emiliano Baltazar e Rosendo Sampaio, são os três membros do Conselho Fiscal empossados. Já os representantes do Sintest junto à Federação são Maciel Silva e Marliza Martins.

METAS
Para Silva, estar de novo à frente do sindicato significa resistência na luta pela valorização do profissional Técnico de Segurança do Trabalho, visando salário digno, como também condições de trabalho, combatendo o desvio de função e os assédios. Ele traz diversas metas para a sua terceira gestão. Uma delas, e a principal segundo ele, é conquistar e estabelecer CCT (Convenções Coletivas de Trabalho) em diferentes atividades econômicas e que garantam o piso salarial da categoria. “Algo que estamos trabalhando há alguns anos e já tivemos conquistas, como a CCT da Construção Civil que garante os mesmos benefícios da categoria preponderante e em 2024 vamos lutar pela implantação do piso salarial. Também estamos em negociações avançadas com os sindicatos patronais que representam as empresas de asseio e conservação do CE, os estabelecimentos de serviço de saúde do CE e as empresas de engenharia consultiva e arquitetura.
Ele complementa que alinhado à conquista de CCT, também estão dialogando com o Poder Público, Executivo e Legislativo para a criação de Políticas Públicas de SST e do cargo de Técnico de Segurança do Trabalho no setor público. “Exemplo disso foi a conquista recente de vagas para o concurso da Fundação de Apoio à Gestão Integrada em Saúde de Fortaleza (Fagifor)”, cita.
Na sequência, Silva destaca entre as metas a busca constante pela valorização do profissional, criando a cultura de prevenção de acidentes de trabalho e adoecimento ocupacional junto aos empregadores, trabalhadores, gestores públicos, estudantes e a sociedade civil em geral, por meio de palestras, treinamentos, feiras e participação em conselhos técnicos consultivos. “Destaco ainda a promoção de cursos de capacitação e aprimoramento profissional que atenda não somente os profissionais da capital e região metropolitana como também do interior”, afirma.

por: Revista Proteção